Somos uma rede de saúde mental com psicanalistas que fazem atendimento online e presencial em diversas regiões de São Paulo.
A Rede Inconsciente Real teve início em 2015 com a missão de oferecer atendimentos psicanalíticos de qualidade, colaborar na formação de analistas e difundir e democratizar a psicanálise, com especial atenção às questões contemporâneas.
Os atendimentos são feitos por analistas de maneira online ou presencial com todos os protocolos de segurança. Os principais bairros onde existe atendimento presencial são: Brooklin, Consolação, Itaim Bibi, Jardins, Metrô Brigadeiro, Metrô Faria Lima, Metrô Higienópolis-Mackenzie, Metrô Praça da Árvore, Paulista, Perdizes, Pinheiros, Santa Cecília, Santana, Saúde, Sumaré, Tatuapé, Vila Madalena, Vila Prudente e Vila Mariana.
A partir do primeiro contato, as pessoas são encaminhadas para um psicanalista membro. Os valores são acordados diretamente com o profissional. Não fazemos atendimento gratuito
Além de receber encaminhamentos da própria rede, o Inconsciente Real ainda conta com dois projetos sociais:
Uma parceria com o Instituto Ismart para atender adolescentes. Este instituto subsidia os estudos em escolas particulares de jovens que têm os melhores desempenhos na rede pública.
Já o Rolê Psicanalítico é voltado para jovens e adolescentes de 13 a 21 anos e oferece a esse público a possibilidade de realizar consultas presenciais, constituídas em um tratamento de duração curta/limitada.
De 2021 a 2023 tivemos o projeto Criando Pontes, que ofereceu atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, na modalidade individual, em regiões periféricas da cidade, em nossa sede e de forma online. Além disso, buscava democratizar a psicanálise promovendo acesso e formação a profissionais de psicologia também advindos dessas regiões, promovendo assim o deslocamento dos atendimentos nos grandes centros para outros territórios. No momento está desativado por falta de financiamento.
O Inconsciente Real promove reuniões entre os membros com o objetivo de favorecer trocas, discussões e decisões técnicas em torno das atividades da rede. Propõe o estudo contínuo e a formação de laços entre os psicanalistas, através da divisão de integrantes em pequenos grupos de estudo ou cartéis com temas de livre escolha entre os participantes.
A rede também organiza regularmente palestras, eventos e debates para psicanalistas e estudantes de psicanálise, com temas escolhidos pelo grupo, colaborando com a transmissão da psicanálise para os membros e para o público externo de forma gratuita. Organiza jornada interna anual com tema escolhido pelo grupo.
Paula Prates
Psicóloga, psicanalista, doutora pela Saúde Pública da USP, fundadora da rede de psicanálise Inconsciente Real e integrante da ONG Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde.
Paula Prates
Psicóloga, psicanalista, doutora pela Saúde Pública da USP, fundadora do Inconsciente Real e integrante da ONG Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde.