O Janeiro Branco é uma campanha, ainda nova, que tem o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, diminuindo o estigma em torno da doença mental e promovendo a possibilidade de promoção do cuidado psíquico nos indivíduos e na sociedade.⠀
E, afinal, como cuidar da saúde mental?
Saúde mental é um conceito amplo que envolve diversos agentes e relações de uma pessoa com as exigências da vida e com suas próprias demandas. Por ser complexo, inclui várias instâncias e não depende só de medicação, afinal, não estamos falando de doença mental, pois essa sim deve ser tratada. O cuidado com a saúde mental pode, por exemplo, incluir boas relações interpessoais, lazer, qualidade de vida e portanto envolve o âmbito das políticas públicas e da garantia dos direitos dos cidadãos.
Individualmente, porém, sabemos que para cada pessoa a saúde se apresenta de uma maneira diferente. Não existe um manual da “boa” saúde mental com o que se deve e o que não se deve fazer. Cabe a cada pessoa encontrar no seu percurso sua forma de se cuidar emocionalmente.
Nesse sentido, o tratamento psíquico tem seu lugar na saúde mental, seja ele feito com psicólogo, psicanalista ou psiquiatra. Estes tratamentos podem ser uma ferramenta para encontrar maior equilíbrio ou para produzir uma relação melhor com o viver. Em alguns casos como sentimento contínuo de tristeza, angústia frequente e aparentemente desmotivada, situações de sofrimento psíquico, por exemplo, o tratamento psicanalítico passa a ser a melhor ferramenta para que se possa reencontrar as maneiras singulares de cuidar de si e de se reconectar com as coisas que dão prazer.
Que tal tirar um tempo para refletir de que maneiras você cuida da sua saúde mental? Você está atento às suas emoções e sentimentos?