Como reconhecer o gaslighting? O que é o gaslighting? Este é um termo usado quando há uma violência de gênero que faz a vítima duvidar da sua sanidade. Porém, a grande dificuldade em reconhecê-lo está no envolvimento emocional entre as partes envolvidas e na forma como ocorre a violência, muitas vezes sutil. O gaslighting também pode acabar camuflado e difícil de reconhecer porque, de certa forma, ele embute algo que a mulher não consegue enxergar dela e nela mesma.
Então a pergunta mais importante no que tange a saúde mental nesses casos é: como reconhecer e sair de uma situação de parceria com o sofrimento?
A violência existe, não pode ser minimizada e precisa ser combatida, mas a contribuição da psicanálise está em perguntar: qual a sua parte na desordem que te queixas? Essa foi a famosa pergunta que Freud direcionou a uma de suas pacientes e o que permitiu que ela entrasse na análise de suas questões subjetivas se implicando também naquilo que sofre do outro.
Abrindo mais esta questão, é preciso ver o que nos enlaça ali ou o que fazemos para, de alguma forma, colaborar com esta situação. Como me coloco? Isso vem se repetindo em diferentes relações? O que tem a ver comigo a situação em que me encontro, os pensamentos que tenho? Por que os xingamentos ou palavras “colam” em mim desta forma?
Refletir e analisar questões como estas, principalmente se as situações se repetem ao longo da vida, podem te deslocar de forma a não atravessar novamente estas situações, sabendo melhor identificá-las e reagir, por exemplo.