Adelheid Lucy Koch: primeira psicanalista a atuar na América Latina
Adelheid Lucy Koch era psicanalista alemã formada no Instituto de Berlim. Em 1937, veio ao Brasil para ser a primeira psicanalista com formação reconhecida pela International Psychoanalytical Association a atuar na América Latina e a exercer a análise didática, formando psicanalistas brasileiros.
Em 1951, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, primeira sociedade psicanalítica latino-brasileira reconhecida pela International Psychoanalytical Association, teve Adelheid Koch como analista didata pioneira do grupo organizado por Durval Marcondes.
Adelheid chegou a São Paulo em 1936 com seu marido e filha e aqui pôde construir, apesar das diferenças encontradas por ela na cultura, seu lugar participando ativamente da vida cultural da cidade. Fez conferências na Faculdade de Direito(1938), foi assistente de Durval Marcondes na Escola de Sociologia e Política (1939-1941) e escreveu comentários de peças aos jornais.
Em 1943, Adelheid Koch, como representante da IPA no Brasil, solicita a esta entidade o reconhecimento oficial das atividades de estudo em psicanálise em São Paulo. Com essa solicitação atendida em 1944 forma-se o Grupo Pshychoanalytico de São Paulo. Passo importante para a institucionalização da psicanálise no Brasil.
Relatada pelos colegas de profissão e pacientes como uma pessoa querida, Adelheid não foi apenas a primeira analista didata em função em solo brasileiro como foi a principal professora e ligação da psicanálise exercida em São Paulo e aquela desenvolvida por Freud na Alemanha, consolidando assim a presença da clínica psicanalítica, seu ensino e prática na cidade.
Luanda Chamarelli
Psicanalista, psicóloga e mestre em psicologia pela UFF, membro da rede Inconsciente Real e do grupo de estudos “Sonhos”.
Fontes: